Samba Comunidade Radio Studio Fm Pelotas

A radio do Samba Comunidade Radio Studio Fm Pelotas, é a 1ª radio no sul do Brasil, especcializada em samba, swing e Pagode, estando no ar na web com uma qualidade se som muito especial feita por um dos maiores profissionais nesta area Wellington Leal, estando a vários anos trazendo a alegria desse ritmo tão brasileiro patrimônio nacional o samba.

 A Radio Samba Comunidade

Trazemos aqui na Samba Comunidade a história do samba no Brasil,  para quem não conhece .

Samba, também conhecido como Samba Urbano Carioca ou simplesmente Samba Carioca, é um gênero musical brasileiro que se originou na comunidade afro-brasileira da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX . Daí a origem daSamba Comunidade que é originário de expressões culturais da África Ocidental e tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas associadas ao samba campestre original dos períodos colonial e imperial, é considerado o fenômeno cultural mais importante e um dos símbolos nacionais.

Não foi até o final da década de 1920 que o samba formou a estrutura que é conhecida hoje. Nascido na comunidade do Estácio e logo se expandindo para Osvaldo Cruz e outros pontos da cidade através de seu ramal ferroviário, esse samba traz inovação em aspectos rítmicos, melódicos e temáticos. Suas mudanças rítmicas baseadas no novo padrão de percussão resultaram em um estilo mais tambor incopado, sendo assim a formação da Samba Comunidade até hoje atuando com força e sobriedade a Samba Comunidade em todo o territóriio brasileiro.

 A Radio Nº 1 do Samba Comunidade

Ao contrário do samba amaxixado inaugural, especialmente com andamento mais rápido, notas mais longas e ritmos distintos, muito além do simples palmas usadas antes disso. O paradigma estaciano também inovou o formato do samba como canção, dividido em uma primeira parte e uma segunda parte em melodia e letra.
Ao criar uma nova referência musical reconfigurada, estruturada e compartimentada, os sambistas da Estácio definem o samba como gênero de forma moderna e completa. Ao se firmar como uma expressão musical urbana e moderna, o samba carioca teve um papel decisivo na escola de samba, responsável por definir e legitimar claramente o ritmo,[30] e a base estética da transmissão. divulgação e divulgação. Popularidade do gênero e seus intérpretes de música. Como resultado, o samba alcançou grande sucesso no Brasil e se tornou um dos principais símbolos da identidade nacional brasileira.] Devido à sua ascendência afro-brasileira, outrora condenada e preconceituosa, o gênero da canção conquistou também o apoio da classe mais favorecida e da elite cultural do país.
O samba urbano carioca tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado com aproveitamento consciente das possibilidades dos refrãos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, em que foram acrescidos uma ou mais partes de versos declamatórios. Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo e de acompanhamento, cuja inspiração é o choro,como o violão e o cavaquinho. Em 2007, o Iphan declarou o samba carioca e três de suas matrizes, o samba de terreiro, o samba de partido, alto e o samba de enredo, como patrimônio cultural do Brasil.